quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Atualização médica relâmpago

Câncer oculto em Tromboembolismo Venoso não provocado/ sem causa aparente.

Durante muito tempo foi um dogma, corrente na Medicina, que a ocorrência de um episódio de Tromboembolismo Venoso (TEV  - embolia pulmonar ou veia periférica profunda) sem causa aparente tinha uma chance considerável  (acima de 10%) de ter um câncer oculto por trás do evento o que justificaria uma investigação mais profunda com uso de tomografias.

Estudo publicado hoje no New England Journal of Medicine realizado no Canadá
(multicêntrico, aberto, prospectivo, randomizado e controlado) mostrou o contrário. A incidência de câncer oculto nessa situação é bastante baixa  -  3,9%. 

Tanto no grupo com exames mais simples (testes laboratoriais, RX de tórax e screening de câncer de mama, colo e próstata), quanto no grupo em que se adicionaram as tomografias, o achado de câncer oculto não foi diferente ao final de 1 ano de acompanhamento após o TEV. 

À conclusão de que a prevalência de câncer oculto nesses pacientes com tromboembolismo já é baixa, se junta a conclusão de que o uso rotineiro de TC abdominal e pélvica nesses pacientes não traz benefícios, nem se justifica em termos de custo benefício. 



Screening for Occult Cancer in Unprovoked Venous Thromboembolism

Marc Carrier, M.D., Alejandro Lazo-Langner, M.D., Sudeep Shivakumar, M.D., Vicky Tagalakis, M.D., Ryan Zarychanski, M.D., Susan Solymoss, M.D., Nathalie Routhier, M.D., James Douketis, M.D., Kim Danovitch, C.C.R.P., Agnes Y. Lee, M.D., Gregoire Le Gal, M.D., Philip S. Wells, M.D., Daniel J. Corsi, Ph.D., Timothy Ramsay, Ph.D., Doug Coyle, Ph.D., Isabelle Chagnon, M.D., Zahra Kassam, M.D., Hardy Tao, M.D., and Marc A. Rodger, M.D. for the SOME Investigators
N Engl J Med 2015; 373:697-704August 20, 2015DOI: 10.1056/NEJMoa1506623

Editoria  Dr. Homero Guidi