sexta-feira, 8 de março de 2013

Atualização científica relâmpago


Dois artigos importantes e recentes do New England Journal of Medicine que talvez você ainda não tenha visto:

Novos guidelines para o teste do HIV nos Estados Unidos

O  U.S. Preventive Services Task Force liberou recentemente uma recomendação de estender o screening (teste) de HIV na população geral entre 15 e 65 anos. A recomendação vem com o grau A. A identificação de novos casos, devidamente seguidos e tratados, influi positivamente na morbidade e controle da disseminação do vírus.

Apesar de simples esse up date (com revisão baseada em evidências) tem um grande impacto ao rever as recomendações vigentes desde 2005, que se atinham à realização dos testes, como rotina, apenas nos grupos de alto risco ou áreas de alto risco (na época grau de recomendação A).  É certo que em 2006 o CDC americano já havia recomendado que isso fosse ampliado, abolindo inclusive o aconselhamento prévio e consentimento, mas sua recomendação não tinha força legal perante a saúde pública e notadamente a saúde privada nos Estados Unidos (pagamento e reembolso do teste). Na prática isso mantinha em aberto  a possibilidade de não cobertura indiscriminada e/ou justificativa do teste da parte de cada segurador e/ou localidade.

Com essa nova recomendação do USPSTF isso muda completamente, mesmo com as transformações críticas que vêm ocorrendo nos Estados Unidos no seu sistema de saúde através do ACA (Affordable Care Act). Pelas novas leis federais  daquele país, a saúde pública e os seguradores privados estão obrigados a garantir e suprir o acesso de todos os procedimentos preventivos de saúde que tenham grau de recomendação A e B (com pagamento integral ou reembolso, sem requerer sequer co-participação nos custos desses procedimentos).

O incremento dos testes de HIV devem representar apenas 20% no aumento do custo total dos novos pacientes detectados com o HIV.  O restante fica por conta do tratamento e acompanhamento.  O ACA e outras políticas de saúde em mudança, sobretudo nesse ano de 2013 (como por exemplo o Ryan White HIV/AIDS Program) tendem a modificar o modelo de assistência americano com maior investimento na rede primária (community health centers), capacitando-a a assumir parte do trabalho dos safety-net hospitals, mais oneroso e limitado pelo orçamento federal fixado anualmente.

Para que se tenha uma ideia do quanto está envolvido nisso, uma estimativa prévia envolvendo apenas a hipótese de que dobrando a frequência da realização do teste do HIV nessa faixa de população de 1 vez em 10 anos para 1 em 5 anos, o custo adicional  seria de US$ 2,7 bilhões/5 anos... E o teste é apenas a ponta do iceberg do problema.

Fonte – NEJM – Perspective – Updating  the HIV-Testing Guidelines – A Modest Change with Major Consequences. Martin EG and Schackman BR. Edição de 6 de março de 2013.


Segurança da Ondansentrona na gravidez – dados da Dinamarca.

A Ondansentrona tem uso frequente na gravidez para o tratamento do vômito e náusea.  Sua segurança em relação ao feto, no entanto, não tinha sido bem estudada até o momento.
Dados da Dinamarca, numa coorte histórica de 608.385 gravidezes, permitiram o estudo do risco de eventos fetais adversos com o uso dessa droga. A proporção de uso ou não desse medicamento nessa população foi de 1:4.  O escore de propensão cruzado foi estudado em cinco parâmetros:  aborto espontâneo, natimortos, defeitos de nascimento graves, baixo peso e recém nascidos pequenos para a idade gestacional.

Os resultados foram bastante favoráveis à segurança da droga:
Aborto espontâneo – 1,1% nas mulheres expostas contra 3,7% nas não expostas (7ª à 12ª. semana gestacional;  1%  contra 2,1% (13ª à 22ª. semana).
Natimortos -  0,3% para mulheres expostas à droga contra 0,4% não-expostas
Defeitos neonatais graves -   2,9%  versus 2,9%
Parto prematuro – 6,2% versus 5,2%  (odd rat 0.90/ 95% CI 0,66 a 1,25)
Baixo peso – 4,1% versus 3,7% (odd rat 0,76 / 95% CI, 0,51 a 1,13)
RN pequenos para idade gestacional – 10,4% versus 9,2%  (odd rat 1,13 / 95% CI 0,89 a 1,44)

Concluiu-se que a Ondansentrona durante a gestação não está associada  a aumento significativo de  eventos fetais adversos.

Fonte:  Ondansetron in Pregnancy and Risk of Adverse Fetal Outcomes.  Pasternak B, Svanström H,  Hviid A. N Engl J Med 2013; 368:814-823February 28, 2013.

Editoria Dr Homero Guidi