segunda-feira, 23 de julho de 2012

Austrália iniciou vacinação pública contra o HPV em meninos



A Austrália, que já era um dos países pioneiros na vacinação pública de mulheres contra o HPV, sai na frente novamente com a instituição da vacinação pública gratuita contra o HPV em meninos entre 12 e 13 anos, num Programa vacinal público baseado na escola.

A indicação da vacina no sexo masculino é ponto pacífico em função do caráter de vetor da infecção exercido pelo homem. O HPV é o agente responsável por mais de 95% dos cânceres de colo do útero e uma porcentagem apreciável de câncer anal em ambos os sexos, câncer de pênis e orofaringe, entre outros cânceres de cabeça e pescoço no mundo todo.

A vacinação exclusivamente feminina teria efeitos a longo prazo na população em geral apenas com níveis de vacinação acima de 80%, levando impacto realmente efetivo na propagação das infecções e o efeito de “imunidade de rebanho”. No entanto, durante , esses longos anos para atingir essa cobertura vacinal,  uma parcela enorme, senão uma geração de jovens e homens em geral estariam sujeitos a uma série de doenças benignas (condilomas) e cânceres em proporções não desprezíveis.

O assunto HPV-Vacina ainda tem mostrado sérias evidências da utilidade da imunização em pacientes já portadores ou doentes. Há evidências de que embora não exerça efeito curativo na doença já estabelecida, a vacinação impeça as reinfecções (auto-reinfeção ou por novos contatos), gerando um impacto benéfico extremamente vantajoso, sobretudo na história natural, nos casos de “recidiva” e persistência viral.

Esses assuntos foram tema de encontro de atualização na Seccional Presidente Prudente da Sogesp nos dias 20 e 21 de julho. O evento patrocinado em conjunto com a regional da Associação Paulista de Medicina teve presidência do Dr. José Renato Sampaio Tosello e organização dos Drs. Álvaro Anzai e Mary Martins Nery, com participação de mais de 150 profissionais entre ginecologistas e outros especialistas e acadêmicos de medicina. Representando a Ginecologia USP estiveram palestrando a Dra. Maricy Tacla, Elsa Aida Gay de Pereyra e Homero Guidi.

No Brasil seguem as negociações para a inclusão dessa vacina no Programa Nacional de Imunização, inclusive com a possibilidade de financiamento parcial pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) se formado um consórcio de países sul-americanos com  a dose a menos de 10 dólares americanos.

Em muitos estados do Nordeste e Norte o câncer de colo uterino é ainda a primeira causa de câncer e de morte por câncer nas mulheres, além de um índice impressionante de câncer de pênis e verrugas genitais. O impacto disso na incidência dos cânceres de orofaringe ainda é subestimado e pouco pesquisado, ou mesmo encarado como um tabu e ignorância em várias esferas.

A informação precária da população, contudo, parece continuar a ser o principal problema desse assunto aqui no Brasil. Quando informadas as pessoas mostram desejo da prevenção em sua esmagadora maioria.

Para saber mais sobre o Programa de Imunização Australiano (clique aqui).

.