quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mitos e verdades em ginecologia

Iniciamos com um questionamento: por que com tantas informações em livros, jornais, revistas e na internet, principalmente neste século XXI, as pacientes, principalmente as adolescentes, ainda têm tantas duvidas, no dia a dia nas consultas ginecológicas?

Os pais podem ajudá-las, mas o pudor, estruturas familiares patriarcais, dificultam o acesso, logo estas vão ao seu companheiro diário, o computador, esclarecer estas duvidas.

Essas  dúvidas podem ser na esfera da sexualidade, orgasmo, da libido, do coito protegido, onde em conversas no “Messenger”, “Chats”ou programas na televisão, são abordados, mas quem as esclarecerá? Muitas tentam com seus ginecologistas, mas percebem, em alguns, certo desinteresse em ouvi-las.

O “Dr. Google” que as ajudam nos estudos, levam a informações mais confusas ou errôneas, tornando essa duvida maior do que ela é, isto é um “mito”.

Faremos em forma de uma entrevista com um profissional:

1) Tomo pílula há 7 anos, haverá alguma repercussão quando quiser ter filhos?
R: Não

2) Tomo pílula há 5anos estou protegida na pausa desta?
R: Sim

3) Tomo pílula há 6 anos e transo só com meu namorado preciso de camisinha?
R: Sim

4) O uso de xampus íntimos diariamente, faz  bem?
R: Não, retira defesas vaginais

5) Quando estou menstruada,  quanto tempo posso ficar com um protetor  vaginal externo e interno?
R: Protetor vaginal externo até 4 horas e interno até 2 horas.

6) A vasectomia atrapalha a ereção masculina?
R: Não

7) Fiz exame de ultra-som mostrou que tenho “MIOMA”posso tomar pílula?
R: Sim

8) Tenho 27 anos meu parceiro quer ter relações diariamente, não sinto prazer em todas, será que é devido a pílula?
R: Talvez.

9) Tenho 49anos, menstruo todos meses, não sinto nada, tenho que tomar “Hormônio”?
R: Não

10) Tenho 45anos, nunca fiz mamografia, devo fazer?
R: Sim  

O tema é muito extenso e estaremos à disposição para responder dúvidas nesse espaço.
Um abraço.          

Dr. Pérsio Yvon A. Cezarino

Gostaria de perguntar? Envie um email para pergunte@ginecousp.com.br